A Imigração


              

Entre 1815 a 1914 a população européia que durante séculos mantivera baixas taxas de crescimento demográfico, passou de 180 para 450 milhões de habitantes. Nesta época, a Europa enfrentava superpopulação, doenças endêmicas, fome, guerras e desemprego em massa causado pela revolução industrial e cerca de 40 milhões de pessoas deixaram seus lares, optando pela vida em outros Continentes (85% rumaram para as Américas).
Os italianos por caminhos diferentes adentraram o território brasileiro e aqui consolidaram um modo de vida e um espírito comum; mas logo sentiram necessidade de se conhecerem, de se unirem e de se ajudarem num ambiente onde as dificuldades se multiplicavam, também, pelo escasso conhecimento da língua portuguesa.
Surgiram assim as sociedades italianas. Essas sociedades de mútuo socorro, se dedicavam também ao ensino e difusão da língua e cultura italiana, e se juntaram com a gradual integração dos imigrantes as sociedades recreativas e desportivas. Calcula-se que em todo o estado do RS existiam 64 associações, muitas com sede própria.
A mais antiga é a “Società Italiana di Soccorso Mutuo e Beneficenza”, fundada 1º de janeiro de 1871.
Em 1º de julho de 1877 é fundada em Porto Alegre a “Società di Mutuo Soccorso e Benevolanza” que em março de 1878 juntou o nome de “Vittorio EmanuelleII”em homenagem à memória do rei falecido à 9 de janeiro daquele ano, e que teve com 1º presidente honorário Giuseppe Garibaldi.
Em Porto Alegre em novembro de 1893 era fundada no Bonfim, com o nome inicial de “BellaAurora”, uma sociedade que tomou o nome definitivo de “Principessa Elena di Montenegro” em 1896, em homenagem às núpcias da futura rainha da Itália. Foi transformada em Centro Ítalo-Brasileiro em 1961 (hoje Sociedade Italiana do Rio Grande do Sul) e o Instituto Cultural Ítalo-Brasileiro Dante Alighieri que voltou às atividades em 1972. Da união deles esperava-se o nascimento de uma única casa da Itália e de latinidade para promover e intensificar a amizade e o recíproco conhecimento da cultura e das tradições do Brasil e da Itália.