Origem do Sobrenome*


* segundo pesquisa realizada pelo pessoal do Projeto Imigrantes; sediado em Porto Alegre; e traduzido para o português por Leticia Gastaldoni, Leonardo Gastaldoni Klujsza e João Pedro Gastaldoni Klujsza.

Alguns distintos da família Gastaldoni que tiveram a sorte de visitar ou mesmo residir na cidade de Florença, sabem que tem o seu nome do latim "Florentia", que significa "cidade florescente".
Foi criado por volta do século 1 aC como uma colônia de soldados do exército romano. Por volta do século 3º dC, Florença, a capital romana provincial, tornou-se um dos mais importantes centros de comércio ao longo de toda a península italiana. Após a falha do Império Romano, Florença foi invadida pelos bizantinos em 541, com a dominação pelos godos e lombardos a seguir. A cidade começou a se reerguer durante a última parte do século VIII e tornou-se uma estado independente em 1115. Durante o século XIII, os antepassados da estimada família Gastaldoni presenciaram vários eventos que ocorreram os quais influenciaram a história de Florença por muitos anos.
Os aristocratas que apoiaram as reivindicações dos imperadores alemães contra o papado formaram o que mais tarde se tornou o partido Ghibelline. Eles encontraram oposição feroz dos guelfos, que apoiavam a soberania dos papas. Em 1249, os gibelinos conseguiram exilar os seus rivais, mas um ano depois, a situação se inverteu e os guelfos mantiveram poder por uma década. A essa altura, as forças florentinas, que podem ter incluído alguns membros valentes da casa de Gastaldoni, haviam ocupado cidades como San Gimignano e estendeu seu domínio durante a maior parte da Toscana. Só Siena, controlada pelo gibelinos, representava uma ameaça à autoridade florentina. A batalha entre os exércitos de Florença e Siena ocorreu em 04 de setembro de 1260, com os florentinos sofrendo grande derrota. Depois de séculos de conflitos internos, uma nova era amanheceu em Florença quando Cosimo de Medici, um membro da família Medici bem conhecida dos banqueiros, tornou-se governador da cidade, em 1434. Portadores do nome de família ilustre Gastaldoni de hoje, sem dúvida, concorda que a grandeza de Florença atingiu o seu auge durante o tempo de Lorenzo de Médici (1449-1492), chamado de "O Magnifico", quando a cidade tornou-se o mais importante centro de arte e cultura na Europa.
Sobrenomes, no sentido moderno, foram se desenvolvendo nos treze século seguintes. Durante esse período, os "apelido", que antes eram puramente pessoal e que mudava a cada geração, gradualmente se tornou fixo, e começou a assumir o caráter permanente e hereditário de um nome de família. Sobrenomes foram registrados pela primeira vez na República de Veneza (Itália), no século XI. Estes nomes foram derivados a partir de um nomes designados pelo progenitor da família. Este nome tinha em si uma série de possíveis origens.
O sobrenome italiano Gastaldoni é de origem ocupacional. Nomes ocupacionais são aqueles sobrenomes que resultam sua origem a partir do ofício ou profissão do pai do portador inicial do nome como um sobrenome. Neste caso, o sobrenome Gastaldoni é derivado do nome do trabalho Gastaldo e refere-se a um administrador ou serviçal de um aristocrata. Assim, o sobrenome Gastaldoni significa "aquele que trabalhou como administrador". O nome ocupacional Gastaldoni, a partir do nome Gastaldus Logbardic, é derivado do "gastaldo" palavra italiano que significa "administrador". O Gastaldoni tinha também variantes do sobrenome Gastaldoni incluindo Gastaldo, Gastaldello. As referências ao sobrenome Gastaldoni ou às suas variantes incluem Giambattista Gastaldi di Corino que foi Conselheiro de Estado, e quem adquiriu parte da Trana em 1662; Annibal Gastaldo, seu irmão, que era Auditor de Turim; e Giacomo-Giuseppi-Antonio Gastaldo que ganhou parte de Asseglio em 1724.


line-risca-de-giz.png